reivindicação

Aumento da gasolina preocupa os motoristas de transporte por aplicativo

18.404

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Arquivo Diário) /

Em meio aos sucessivos aumentos do preço dos combustíveis, motoristas de aplicativo de Santa Maria cobram melhores condições remunerações das empresas desenvolvedoras do serviço. Com o litro da gasolina passando dos R$ 5 nos postos da cidade, o valor ganho com cada corrida está aquém do esperado pelos profissionais da categoria.

- Estamos desde 2017, quando começaram os aplicativos na cidade, sem o acompanhamento dos reajustes do combustível. Não acompanhou nenhum aumento de índice, da inflação, nada - relata o presidente da Associação dos Motoristas de Aplicativos de Santa Maria, Tiago Cervo.

Segunda dose da vacina chega aos profissionais de saúde de Santa Maria

A pandemia, além da queda de passageiros, trouxe mais um complicador para a categoria: a adoção de tarifas promocionais para usuários pela 99 e Uber - que concentram a maior fatia do segmento. Com isso, dependendo do percurso, as empresas pagam menos de R$ 1 para o quilometro rodado pelo motorista.

- Do ano passado para cá, essa alta dos custos é muito significativo. Não é só a gasolina, é toda uma cadeia. O frete para o óleo, para o pneu. Com isso, a aposta dos motoristas é comprar carros populares que fazem, ao menos, 12 quilômetros com o litro - afirma Cervo.

Três pacientes continuam no hospital e ainda não têm data para voltar ao Amazonas

Como forma de demonstrar o descontentamento e buscar melhores remunerações, a categoria organiza uma paralisação, para a próxima terça-feira em Santa Maria, a partir das 8h. Está prevista, ainda, uma carreata, que depende de liberação da prefeitura.

A mobilização faz parte de um conjunto de medidas que motoristas realizam em todo o país para cobrar melhores condições de trabalho.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Petrobras eleva preço da gasolina em 10% e do diesel, em 15%

Próximo

Obras de revitalização do Calçadão avançam e devem ficar prontas até setembro

Economia